June 4th, 2008Dicas de Belezacabeleireiro 46 Comentários
Especial Alisamento

17 questões para tirar todas as suas dúvidas sobre química, escova progressiva e defrisagem.


Quais cuidados devem ser tomados ao fazer alisamento em salões diferentes?


O maior cuidado é descobrir se o alisante usado anteriormente será compatível com a marca usada em seu salão. Ou seja, se a fórmula de antes era à base de tioglicolato de amônia, não se deve usar, agora, um alisante à base de hidróxido de sódio ou de cálcio. “A base química precisa ser a mesma”, alerta Joana Silva, técnica da Wella. Além disso, produtos de alisamento à base de metal ou de vegetais como o henê são incompatíveis com qualquer outra fórmula.

Em que situações os fios podem cair ou se partir durante um alisamento?

Tratamentos ou transformações no cabelo não são responsáveis pela queda dos fios, que acontece por questões internas: perda natural pela idade, problemas hormonais ou até mesmo porque o fio terminou seu ciclo de vida. Mas a química pode, sim, fazer com que se partam, quando feita de maneira inadequada. Por exemplo, quando a ação do produto alisante for forte demais para o tipo de cabelo. Um teste prévio em uma pequena mecha da nuca ajuda a decidir entre as fórmulas suave, normal ou forte.

Segundo Joana Silva, técnica da Wella, outro motivo freqüente para fios partidos é a forma de aplicação. O cabelo deve ser penteado e enluvado seguindo o sentido de seu crescimento, para frente ou para o lado, não para trás, explica. Ainda pode ser motivo do problema, deixar o produto por mais tempo do que o indicado e não fazer uma neutralização correta.

Qual a função do neutralizante? Em quais tipos de alisamento ou escova progressiva ele é necessário?

O neutralizante é aplicado após o alisamento para impedir que o ativo químico continue agindo a ponto de promover a quebra dos fios. Ele religa as pontes de cistina, o que firma o novo formato do cabelo.

Que fórmulas alisantes são compatíveis entre si?

As que têm o mesmo princípio ativo. Alisamentos feitos com tioglicolato de amônia, mesmo que de marcas diferentes, são compatíveis entre si, assim como os de hidróxido de sódio. Tioglicolato e hidróxido de sódio, no entanto, não são compatíveis. Portanto, uma vez usado um desses ativos para alisar, não pode haver troca para o outro, até que todo o cabelo alisado seja cortado, sob riscos de haver quebra dos fios. A escova definitiva e a progressiva, por outro lado, são compatíveis com os alisamentos por química.

De qualquer forma, fazer um teste em uma mecha da nuca antes de submeter todo o cabelo à transformação é indispensável. Só ele garante ao cabeleireiro e à cliente que os riscos de problemas serão mínimos.

Quais são as opções de tratamento para diminuir o volume dos fios?

Para diminuir o volume e definir cachos, uma opção é o relaxamento. “A fórmula usada depende do tipo de cabelo”, diz a cabeleireira Bianca Terra, do Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro. A escova progressiva sem formol também pode reduzir o volume, assim como tratamentos contra ressecamento, condição que costuma deixar o fio rebelde e espigado.

O que é e como age o tioglicolato de amônia?

O tioglicolato é um princípio ativo que serve para amolecer a fibra capilar, promover a quebra das pontes de cistina e, com isso, deixar o fio maleável, para ser moldado como se desejar. “Se pentear, ele alisa. Se enrolar, ele forma cachos”, ensina Joana Silva, técnica da Wella.

Como funciona cada tipo de alisamento?

A Escova à Francesa, da Glynett, impermeabiliza a fibra capilar através de um composto de aminoácidos e emulsões de silicone que segura melhor as moléculas de proteínas na fibra capilar. O fio fica mais pesado e o volume é reduzido.

Como é progressiva e temporária, deve ser refeita até que se alcance o resultado desejado. A escova progressiva com tioglicolato de amônia ou hidróxido de sódio deixa o fio liso logo na primeira sessão, mas por ter concentrações menores desses ativos do que as fórmulas dos alisamentos tradicionais, costuma durar menos tempo: até dois meses, dependendo do grau de ondulação do cabelo.

Exige retoques constantes na raiz e hidratações periódicas. Para quem quer efeito liso duradouro, a saída é o alisamento tradicional (com ativos químicos como tioglicolato e hidróxido) ou a escova definitiva (também chamada escova japonesa ou alisamento japonês). Nesses métodos, a raiz crespa ou ondulada fica em evidência à medida que os fios crescem, assim, os retoques precisam acontecer a cada seis meses, em média. “Alisamento à base de amônia só é indicado em fios com a cor original ou com colorações em nuances escuras. Os platinados ou com mechas podem sofrer ressecamento ou desbotamento”, alerta a cabeleireira Rosiane Eduardo, do salão carioca Fast.

Há alguma técnica para deixar o cabelo liso, mas com as pontas onduladas?

O relaxamento é a mais indicada nesse caso. O cabeleireiro deve escolher alisante suave ou médio e calcular o tempo de ação do produto para que o cabelo não fique totalmente liso, apenas ondulado ou com cachos definidos.

O que é menos prejudicial à fibra capilar: alisamento tradicional, escova progressiva ou alisamento japonês?

Qualquer tratamento pode danificar o cabelo em maior ou menor grau, o que não significa que não se deve fazê-lo. Para garantir a saúde dos fios, depois da transformação, é indispensável que eles recebam, com freqüência, hidratações e reestruturações para repor as substâncias perdidas durante o processo.

O que é o formol e por que escovas progressivas com ele são condenadas?

É uma substância utilizada, principalmente, para a conservação de outras substâncias e até de tecidos (é usado em biópsias, por exemplo, para impedir a degradação antes da análise). Pode ser facilmente absorvido pelas mucosas e ocasionar problemas sérios para a saúde, tanto da cliente quanto do cabeleireiro. A dermatologista Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Câmara Técnica de Cosméticos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não recomenda nem aprova fórmulas à base de formol. “Se for usada uma concentração alta de formol em produtos para o cabelo, os fios podem se tornar ainda mais quebradiços. Ele danifica a cutícula, que é a parte mais externa do fio e deixa o córtex, a parte interna, bastante vulnerável ao ressecamento e ao desbotamento”, explica a especialista.

Como saber se uma fórmula de alisamento é confiável?

Toda fórmula de produtos para cabelo deve ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (www.anvisa.gov.br). A Anvisa promove a saúde da população fazendo controle sanitário da produção e da comercialização de cosméticos, incluindo as substâncias de sua fórmula. Também é importante que o cabeleireiro esteja preparado para fazer um bom diagnóstico do fio, identificando se os princípios ativos que serão usados são compatíveis com o da coloração ou do processo químico feito anteriormente. Cada ativo é melhor para um tipo de cabelo ou mais indicado para um resultado que se quer alcançar.

A queratinização capilar tem a função de alisar ou tratar?

Queratinização, reconstrução ou cauterização são variações de nomes usados em salões ou por laboratórios fabricantes para um mesmo tipo de tratamento reconstrutor dos fios. Ele tem a função de repor a queratina que é eliminada durante processos de alisamentos, colorações ou pela ação de agentes externos, como o sol e a água da piscina. “O choque de queratina recompõe a fibra capilar, deixa o fio mais macio, sedoso e disciplinado, mas não é capaz de fazer um alisamento”, avisa Alessandra Brasca, relações públicas da Aneethum.

A defrisagem à francesa é um método de alisamento ou de tratamento para o cabelo?

A defrisagem à francesa ajuda a diminuir o volume e a domar os cachos. É um tipo suave de alisamento e não um tratamento. “Para que os fios permaneçam com brilho e maciez é importante submeter o cabelo a procedimentos nutritivos, que repõem a queratina, o colágeno e os aminoácidos perdidos durante a química”, aconselha o cabeleireiro Aníbal Ramirez, do salão DeLuca Studio, no Rio de Janeiro.

Qual a técnica mais indicada para deixar superliso um cabelo levemente ondulado?

Há várias técnicas capazes de alisar qualquer tipo de fio, inclusive lisos com ondulação. Nesse caso em que a transformação não será muito brusca o ideal é optar por uma fórmula mais suave. A Escova à Francesa, por exemplo, à base de silicones e aminoácidos, disciplina os fios e reduz o volume. Pode ser refeita com intervalo de sete a dez dias. Quem quer o cabelo bem liso, no entanto, deve optar pela Escova Progressiva, que dura de dois a três meses.

Que produtos devem ser usados para lavar e tratar o cabelo alisado?

Após uma transformação química, os fios precisam de produtos que reponham os nutrientes perdidos no processo, como, por exemplo, ceramidas, aminoácidos e proteínas. Óleos vegetais e silicones também são de grande ajuda, pois fecham a cutícula, devolvendo o brilho e a maciez ao cabelo.

Posso colorir os fios antes de fazer escova progressiva ou devo alisar primeiro?

O mais indicado é fazer primeiro a coloração e depois a escova progressiva. Mas não há exatamente um consenso sobre o assunto, pois pode haver variações de uma marca para outra. “O produto usado para fazer Escova à Francesa forma uma película sobre o fio que, além de alisar, protege a coloração do desbotamento. Se for aplicada a tintura antes, corre-se o risco de os pigmentos não se fixarem bem”, diz Gleno Márcio da Silva, da Glynett. Já a cabeleireira Neide Santos, do salão Neide’s Cabeleireiros, do Rio de Janeiro, que desenvolveu a Emulsão Alisante Progressiva à base de ácido fórmico, em parceria com o Laboratório Distrion, considera que o ideal é dar um intervalo de 15 a 20 dias entre a escova e a coloração.

Qual o tratamento adequado para pontas danificadas no cabelo afro relaxado com guanidina?

Se o cabelo estiver muito danificado, é aconselhável suspender o relaxamento por um tempo. Nesse período, o cabeleireiro João Pedro, do Studio Afonjá, no Rio de Janeiro, sugere recuperar a fibra capilar com hidratações profissionais à base de ativos vegetais. Também vale a pena aparar as pontas que estão partidas.

 

'46 Responses a “Especial Alisamento”'
  1. flaviane says:

    cite alguns produtos compatíveis com o tioglicolato de amônia

  2. cabeleireiro says:

    Olá Flaviane,

    os alisamentos ou escovas à base de amônia e sódio não devem ser usados por quem já se submeteu à uma transformação química à base de Tioglicolato de amônia. Nesse caso você poderia optar pela escova progressiva à base de formol, mas antes precisa consultar um cabeleireiro para ver qual a condição do seu cabelo e avaliar qual a concentração de formol que poderá ser utilizada.

    Beijos,

  3. Suelen says:

    Olá gostaria de saber se cabelos com progressiva pode ser feita a definitiva, pois fiz a progressiva duas vezes e a última tem um pouco mais que um mês. Meu cabelo era de henê e fiquei 1ano e 4 meses sem passar para tirar o henê e agora cortei para tirar de vez pois quero fazer a definitiva.
    Agradeço desde já a ajuda.

    • cassia says:

      tudo depende de uma analise nos fios.
      mas, ja deixo claro, que para toda troca de quimica, deve ser feito um teste com o produto, temos um problema grave com o formol, pois esse, deixa os cabelos cobertos por uma pelicula protetora, sendo assim, dificil a absorviçao de nutrientes pos quimica, e assim, necessarias sessoes de tratamento a base de polimeros para nutriçao dos fios, entenda bem, pós quimica.
      td se pode fazer nos cabelos, desde que vc possa ser o mais claro possivel com seu cabeleleiro.
      ensino em meu salao varias tecnicas de tratamentos em casa, coisas simples, mas extremamente necessarias para saude das hastes capilares.

  4. bruno says:

    o alisamento de hodróxido de sódio é recomendado para homens? e se for como usar já que o cabelo do homen é sempre mais curto? e no caso do coro cabeludo, o alisamento não pode encostar nele?

  5. cabeleireiro says:

    Oi Bruno,

    o alisamento pode ser feito sim, mas só se o cabelo tiver mais de 3 cm da raiz para não haver contato direto com o couro cabeludo.

  6. wyshella says:

    Ha oito meses atraz, fiz definitiva, com tioglicolato, ah um mes atraz, retoquei minha raiz com tiolamina, pergunto:
    1-tem algum problema?
    2-meus cabelos são loiros tom n°10, posso passa-los para o loiro pratiado?
    des de já, muito obrigada pela resposta!!!!

  7. Gabriella says:

    olá!eu goataria de saber se eu posso,colorir e alisar no mesmo dia.O alisante e à base de tioglicolato e a tintura possui aguá oxigenada,na cor castanho escuro, o que eu posso fazer?

  8. fabiana says:

    Olaa uam duviidaa!?

    Haa um tempo venho usaando Henne vi que nao deeu nenhuma diferença deu si fazendo prancha e progressiva deixou meu cabelo brilhoso e liso depois de um tempo parei de usar (meses) no outro dia me deu a louca e fiz um pequeno teste passei relaxamento só numa partee nao caiu e alisou será que posso passar em meu cabelo todo?

  9. Denise says:

    Meu cabelo é como os da ana Paula Arósio e bem secos nas pontas gostaria de saber se o alisamento Marroquina deixaria meus fios bem lisos!??

    beijos.

  10. carla says:

    qual oxigenada que posso está usando, pois o meu cabelo e alisado

  11. Dhena says:

    Meus cabelos não absorvem muita química fiz reconstrução térmica a base de glutaroldeido e não deixou meu cabelo liso como prometido, ficou com um aspecto feio sem forma, e quebrou muito as pontas. o que eu posso fazer para deixar meus cabelos lisos bonito e natural? obs meu cabelo era ondulado. grata

    • cassia says:

      é muito simples
      bem, vc deve ter feito algo a base de formol ou tioglicolato de amonia, bem quando o produto e apolicado nos fios, as ligaçoes se rompem formando uma nova cadeia, dando assim a forma para os fios, mas o que modela mesmo, seria a forma como é feita a modelagem dos fios no aquecimento, sendo assim, se enrolar, ele se formara num cacho lindo e aberrto, sem rebeldia, mas se alisado ao extremo, teremos um corpo liso e muitas vezes sem forma, recomendo uma nova neutralizaçao nas pontas e tratamentos a base de queratina tanagra.

  12. isabela oliveira says:

    quero saber o que é escova termica?
    qual marca de produto no mercado com glutamoldeido na formula,para fazer escova termica, qanto tempo dura a escova termica?
    posso fazer depois de ter feito a progressiva a baze de formol?

  13. Alessandra.Fernandes says:

    Estou pensando em fazer escova gradativa da marca Hidrat (niasi),tenho pouco cabelos e eles ja são lisos mas com algumas ondas nas pontas.so que eu gosto de cabelos bem lisos,será que vou estragar em vez de deixar bonito?

  14. PATRICIA SILVA says:

    OLA TÓ COM DUVIDAS? BOM DIA
    GOSTARIA DE SABER SE APÓS UM RELAXAMENTO DE GUARNIDINA POSSO FAZER UMA CAUTERIZAÇÃO,MEUS CABELOS ESTÃO MUITOS RESSECADOS…

  15. fatima says:

    olá, fiz definitva com tiolamina,dia 13/12/08,gostaria de saber se posso pintar a tinta é italy e fazer queratinizaçãO NO DIA 24/12/2008.aH, QUERIA SABER O QUE É TIALOMINA?
    OBRIGADA

  16. aliny melo says:

    estou desesperada compreia a escova inteligente da aroma do campo e simplesmente meu cabelo tavez por ser loiro claro e muito fininho ficou uma porcaria.
    soccorro não sei o quefazer elel esta todo quebrado e caindo muito e elastico.
    o que devo fazer?
    uso produtos da linha acqua flora q sempre deu muito certo,mas o que usar?
    reconstrutor,nutrição,colageno?

    • cassia says:

      bem, cuidados são indispensaveis.
      nao temos outra alternativa

    • cassia says:

      Digamos que o diagnostico que vc apresenta não esta muito favoravel.
      Quando isso ocorre nas fibras, significa que de certa forma, os mesmos, perderam boa parte de seus nutrintes naturais sendo assim,
      aconselho tratamentos a base de polimeros, particularmente adoro essa base, reconstroi muito mais rapido as camadas perdidas, não é magica, mas faz milagres usado de forma correta, em duas aplicaçoes os resultados sao exepcionais, vale a pena conferir.

    • cassia says:

      Benefícios do complexo da vitamina B na pele
      As vitaminas B-Complexas promovem e protegem a saúde boa da pele e do cabelo, junto com minerais como o ferro, o iodo e o cobre. Restauram a saúde e o lustre ao cabelo e podem mesmo jogar um papel em greying retardado. No fato, as quantidades adequadas das vitaminas e os minerais mantêm mudanças age-related na baía. Os Nutritionists concordam que as dietas que são elevadas nas vitaminas B-Complexas podem ajudar curar problemas do cabelo como o dandruff e o cabelo frágil, aparte de verificar a perda do cabelo e de promover o crescimento. Os cereais Wholegrain, os feijões de soya, uma variedade de frutas e de vegetais frescos, o yoghurt e o fermento Brewer são fontes ricas da vitamina B-Complexas.

  17. edna says:

    gostaria de saber que a diferença entre tioglicolato de amônia, tiolamina e guanidina

  18. Suaní says:

    meu cabelo era :ondulado e muito bonito,eu mandei minha avó corta e quando eu vi ficou com muito voume,ai então minha vizinha mandou eu coloca 1 alisante eu mesma coloquei sem saber demorei +do que era p/passar e meu cabelo ficou ridiculo gostaria de saber 1 jeito p/ ele melhorar bjs!!!!!!! obg.

  19. Suaní says:

    meu cabelo era :ondulado e muito bonito,eu mandei minha avó corta e quando eu vi ficou com muito volume,ai então minha vizinha mandou eu coloca 1 alisante eu mesma coloquei sem saber demorei +do que era p/passar e meu cabelo ficou ridiculo gostaria de saber 1 jeito p/ ele melhorar bjs!!!!!!! obg.

  20. Virginia chagas says:

    Gostaria de nomes de saloes especializados em cabelos crespos no rio de janeiro o beleza natural ja conheço mas o serviço q desejo nao é oferecidos por eles des de ja agradeço

  21. edlaine says:

    olá!!!meu cabelo é liso na raiz e ondulado do meio ate as pontas!!!mas tenho uma franjinha ridicula!!eu gostaria de passar algum tipo de relaxamento nele!!qual é o mais indicado e mewnos perigoso?obrigada aguardo resposta…

  22. eliete says:

    oi tubem estou fazemdo curso tenho muitas duvidas sobe relaxameto nome eliete gostaria de sabe mais obrigada

  23. lilian says:

    eu passo hene e gostaria de saber que tipo de escova posso fazer para alisar meu cabelo

  24. Valdivino says:

    queria saber se voces tem o alisante tiolamina ,pois preciso comprar e nao encontro..

  25. glauce says:

    Me ajuda! Quero pintar meu cabelo. Meu alisamento é sódico, que tintura posso usar? que marca ? Alguém pode me indicar?

  26. Joana says:

    OI faz mais de um ano q usei hene em meus cabelos,ja cortei,e gostaria de saber se o produto ja saiu?
    como faço para saber
    gostaria de usar a progressiva da gold gostria q vc me ajudasse tenhu medo de usar e danificar meus sabelos

  27. sra says:

    adorei essa materia foi de grande utilidade para min.obrigado a todos

  28. jefferson says:

    Oi tenho duvidas sobre ,á tiolamina, gostaria de saber sobre seu sua composição quimica

  29. karen says:

    ola…meu cabelo cumprido e mto armado e crespo nao aguento mais…como q eu faço pro cabelo? e posso fazer o alisamento? e quanto é pra fazer o alisamento? parte daqui da cintura

  30. MIRIAM says:

    EU PASSO LISA HAIR PARA RELAXAR OS FIOS MEU CABELO É CRESPISSIMO,SERÁ QUE EU POSSO PASSAR TIOLAMINA SEM PROBLEMAS DE QUEDA OU RESSECAMENTO?POIS MEU INTERESSE É ABAIXAR MAIS O VOLUME

  31. arleide says:

    ola queria saber qual melhor alisamento para meu cabelo? ele ja se partil caiu e ficou muito elastico,pois eu tinha feito alisamento japones,depois passei hene e depois garindina.agora ele ja cresceu mas fico com medo de alisar de novo, o que faço pois gosto de cabelo liso?

  32. DEBORA says:

    MINHA CABELEREIRA DISSE QUE ALISOU MEU CABELO COM GRANIDINA.
    AS PONTAS FICAM LISAS MAS A RAIZ NAO FICA..DESDA PRIMEIRA VEZ QUE FIZ CADA VEZ QUE FAÇO A RAIZ NAO FICA TOTALMENTE LISA SO AS PONTAS O QUE EU FAÇO
    OBRIGADO

  33. Ana Carolina says:

    Oi…sou apta a escova progressiva com formol, mais como tenho a raiz do cabelo muito enrolada,levo muito tempo pra escovar, depois de um tempo feito a escova progressiva, optei em fazer uma definitiva…acreditando assim q o cabelo td ficará liso…e depois somente vou ter me preocupar com a raiz, comprei a definitiva da gold black..por não ter muita opção na região q moro…Gostaria de saber se posso continuar com a progressiva com formol…para hidrata-lo, sei q tenho q dar um intervalo entre as duas…mais isso é possivél? tenho os cabelos vermelhos e uso OX 20 vol..isso não abro mão, pois vermelho tem q ser retocado de 15 em 15 dias…O q seria melhor a ser feito?

  34. Tânia says:

    Eu gostaria de saber qual é oproduto adquado e o melhor para estar fazendo a reconstrução termica.

  35. adriana says:

    ola meu cabelo passou por um alisamento a base de tiogliocolato de amonia quero fazer uma progressiva da marca madame liz sera que posso

  36. adrana m cabral says:

    ola sou cabeleira e como faço para adiquirir o produto da definitiva pro vida

  37. Péffy says:

    Por favor, quais são os melhores produtos para Escovas (progressiva?, gradativa?, inteligente?, Marroquina?)?
    Qual destas técnica é a melhor (agride menos o cabelo e tem melhor durabilidade)?

  38. Fernanda says:

    Fazer luzes e escova progressiva no mesmo dia, pode danificar muito os cabelos?

  39. evelin says:

    olá, alisei meu cabelo com henne da embeleza, ja faz um tempo que nao passo, porem ele vem caindo mto , mas minhas ondas reapareceram, por isso gostaria de saber se posso fazer alguma progressiva e qual tipo? ou mesmo um selante sem formal ira prejudicar?

  40. yara lopes says:

    muito bom

Leave a Reply

Rua Goitacases, 306 - Centro - Fone: 31. 3274-4442
Rua Antônio de Albuquerque, 639 - Savassi - Fone: 31. 3282-6443
Belo Horizonte - MG

Copyright © 2011 Casa do Cabeleireiro | Blog by Catalysta